Definitivamente 2020 não foi um ano fácil, acreditamos que isso seja um consenso, uma pandemia se instaurou, dificuldades foram postas, e não tínhamos outra alternativa a não ser encarar de frente mais essa batalha. Mas no DNA da Lab está gravada a coletividade, e sempre a usamos para encarar qualquer desafio, e nesse, não seria diferente. Por isso, que ao longo deste texto, decidimos falar um pouco das parcerias que tivemos ao longo desse atípico ano e que não só nos ajudaram a encarar esse momento único da história, mas também nos permitiram vivenciar momentos incríveis.

Falar desse ano sem citar a Budweiser é impossível, a marca colou na gente e nos nossos artistas. Apesar de ter estado presente em várias campanhas com o Emicida, eles estiveram muito juntos da Drik e proporcionaram momentos ímpares para a nossa estrela. A Bud simplesmente levou nossa cantora para acompanhar o SuperBowl em Miami. A Drik também participou da campanha especial do Dia Internacional das Mulheres da marca intitulada Cypher #VozDaMulher, e esteve na ação #BeAKing com o Lollapalooza antes do evento ser cancelado pela pandemia. Porém o momento mais marcante dessa parceria foi a primeira grande live da cantora que foi possível graças ao apoio fundamental da Budweiser.

A Casas Bahia foi uma parceira que nos ajudou nos nossos esforços de minimizar os impactos da pandemia para aqueles que estão mais vulneráveis a ela e as dificuldades que ela trouxe. Através do Instituto Casas Bahia a marca efetuou doações de produtos a hospitais públicos e de campanha que auxiliou pacientes e profissionais da linha de frente de combate à doença, entre outras ações que contaram com o apoio da Laboratório Fantasma. A empresa ainda patrocinou a live do Rael, que contou com um engajamento muito grande do público e teve o objetivo de arrecadar doações para a ONG Nós Pelos Nossos.

As parcerias também se estenderam para a Lab Fantasma TV, a Alura esteve presente desde o primeiro episódio do programa Vai Ser Rimando, apresentado por Emicida, e caminhou com a gente durante mais uma iniciativa da Lab para levar arte, cultura, música e entretenimento para a vida das pessoas. Essa parceria é muito simbólica, pois além de entrevistas com grandes personalidades da cultura nacional, o programa dá a oportunidade para rimadores do país todo mostrarem seus talentos em batalhas de freestyle. Ou seja, a Alura esteve ao nosso lado em um projeto que tinha como objetivo mostrar que os sonhos são possíveis, um dos pilares da Laboratório Fantasma.

Falando em sonhos, uma importante e significativa parceira que, com certeza, não pode deixar de ser citada, é a Natura. Foi com ela que desenvolvemos um projeto que temos um carinho muito especial, chamado justamente de “Sonhos”. Tudo nasceu de uma pesquisa interna realizada pela Natura com inúmeras consultoras por todo o Brasil que culminou em um resultado não muito animador. A análise mostrou que, essas mulheres, tão importantes para a marca, tinham quase que exclusivamente uma única preocupação, o sustento diário, e com isso deixaram de sonhar. Foi aí que a Laboratório Fantasma entrou na jogada. Em fevereiro, Dona Jacira, Emicida e Fióti foram chamados para uma convenção da empresa e lá palestraram para centenas de mulheres, falaram de música, empreendedorismo, história e, claro, sobre a importância dos sonhos. Ainda rolou uma apresentação especial do Emicida com a Ivete Sangalo, juntos exibiram o single que também foi originado dessa parceria, o Trevo, Figuinha e Suor na Camisa. Infelizmente a pandemia chegou e impediu que o projeto avançasse conforme havia sido planejado incialmente. Mas não poderíamos deixar que um projeto tão bonito morresse ali. Um live-show especial foi organizado e, mesmo a distância, Emicida e Ivete fizeram uma apresentação especial para as consultoras Natura, apresentando, além dos seus repertórios próprias, a nova música.

Foi com a Natura também que o Emicida encerrou o ano, em uma live mais que especial. Iniciando com a presença de Gilberto Gil e Ailton Krenak em um bate-papo de muita reflexão e inspiração, e finalizando com a apresentação do seu show AmarElo direto da Casa Natura Musical, em uma noite mágica de muito amor, música e sonhos.

A Heineken é uma empresa que está conosco desde o ano passado, quando junto com o Evandro Fióti, iniciamos uma parceria em uma campanha institucional da marca intitulada Day After Project, uma importante iniciativa que visava a conscientização para um consumo equilibrado de bebidas alcóolicas, que contou com o lançamento do single “Quero te Ver Bem Amanhã“. E nesse ano, essa colaboração ganhou um novo capítulo, com a estreia do podcast “Te Vejo Amanhã”, apresentado pelo Fióti ao lado de Ricardo Terto. O programa traz uma reflexão sobre equilíbrio e a nossa relação com o consumo de álcool, e sempre conta com a participação de convidados especiais, nomes como Rashid, Veronica Oliveira, Mc Carol e Nicole Balestro já marcaram presença no bate papo.

Em outubro deste ano, nos juntamos ao movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, e em companhia da Fundação Laço Rosa levamos solidariedade em uma bonita ação de conscientização. Lançamos o concurso cultural #IlustraPelaVida, onde, através das nossas redes sociais, selecionamos ilustradoras para desenvolver uma coleção-cápsula especial sobre o tema. As ilustradoras Bianca Sousa, Cami Teshima e Law Melo desenharam uma linda coleção que foi comercializada em nosso site, com parte dos lucros sendo revertidos para auxiliar a Fundação Laço Rosa a seguir com sua missão de salvar vidas de mulheres que enfrentam a doença.

Fechamos mais um ano de muitas parcerias importantes que nos ajudaram a seguir trilhando nosso caminho, seguimos acreditando e mostrando que o sucesso só é alcançado quando há união. Entraremos em um novo ano buscando sempre agregar mais gente ao nosso grande coletivo e mostrando que sonhos são possíveis.

Texto por: Caio Camilo