O longa-metragem O Menino e o Mundo, do diretor Alê Abreu, foi indicado nesta quinta-feira (14.01) ao Oscar 2016 de Melhor Animação. O rap Aos olhos de uma criança foi composto por Emicida especialmente para a trilha sonora da única indicação brasileira no Oscar deste ano. Lançada em 2014, a música tem participação de Drik Barbosa, produção de Renan Saman, e é a música-tema do longa que hoje coloca todos sob os olhos de crianças e adultos do mundo inteiro.

Tudo a ver com um filme que traz consigo a ideologia do freestyle: produzido com diversas técnicas – que incluem colagem e giz de cera -, O Menino e o Mundo foi construído na sala de edição, sem roteiro prévio. Uma viagem sem mapas, que em 28 de fevereiro aporta em Los Angeles.

Em sua página do Facebook, Alê comemorou: “Somos a zebra do ano, com o maior orgulho de ser zebra, e vamos trabalhar forte para trazer o careca dourado para o Brasil!”. E definiu: “Nosso filme nasceu como um grito sincero, de liberdade, de amor, um grito político, latino-americano. Mas sobretudo um grito contra o sufoco que a grande industria cria aos potenciais artísticos, poéticos, e de linguagem da animação”.


Veja e ouça Aos olhos de uma criança, música-tema de O menino e o Mundo:


Aqui, o trailer do longa que concorre ao Oscar 2016 de Melhor Animação: