É na edição nº 1887 da revista Meio e Mensagem que podemos ver a consagração de dois projetos incríveis que o nosso CEO e artista, Evandro Fióti, participou. Publicações como essas simbolizam pequenas vitórias, em um país onde a população negra ainda é pouco retratada tanto na publicidade quanto no empreendedorismo. Celebramos recentemente o Dia da Consciência Negra, data escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. Apesar dos mais de 130 anos de abolição, celebrar a Consciência Negra ainda se faz necessário em uma sociedade que insiste em excluir a população negra das oportunidades e consequentemente dos espaços de liderança e poder. Apesar de maioria, os negros no Brasil são sub-representados no poder público e no mercado corporativo. No Senado, por exemplo, dos 81 membros, apenas 3 são negros. E isso num país onde 54% dos habitantes são negros. No mercado corporativo brasileiro, menos de 5% dos executivos são afrodescendentes, segundo dados do Instituto Ethos. São números alarmantes diante de grande parte de uma população que ainda é mal representada.

Vamos falar sobre as publicações?

O primeiro projeto é em conjunto com o Banco Bradesco, o Bravoz – Encontros Bradesco de Vozes Brasileiras, idealizado para mostrar o trabalho de artistas negros através do empreender pela arte. A iniciativa teve início no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Além da bela trajetória do Fióti, você poderá conhecer um pouco mais sobre a história dos seguintes artistas: a fotógrafa Juh Almeida, o trio Tuyo, a fotógrafa Caroline Lima, a cantora Larissa Luz e o quadrinista Jean Lins. A iniciativa, apresentada mensalmente nos meios multimídia como YouTube, Instagram, IGTV e podcast, faz parte do movimento #AliadosPeloRespeito, que nasceu no Bradesco pra gerar reflexão sobre raça, gênero, sexualidade e deficiência, se expandindo para algumas campanhas digitais. Acompanhem a campanha pelas redes sociais do Bradesco.

O último single lançado pelo Fióti, “Quero Te Ver Bem Amanhã”, com participação de Rael e Marissol Mwaba, que tem como objetivo de falar sobre o consumo consciente de álcool de forma divertida e informativa, faz parte de uma iniciativa do Grupo Heineken! Vocês imaginavam isso? Pois é!

Desde 2014 o grupo vem demonstrando sua preocupação com o consumo das próprias bebidas que comercializa através de campanhas publicitárias. Em 2011 veio o primeiro posicionamento global e desde então vem sendo construída uma jornada em prol do consumo responsável. Nos últimos meses, o target da marca foram os jovens, que tem apresentado um índice nocivo do consumo de bebida alcoólica. Qual é o jeito melhor de atingir o público se não através da música? Para complementar essa primeira fase da comunicação, o grupo coloca no ar uma plataforma com informações e dados sobre consumo de álcool e ações nas mídias sociais. A campanha está disponível pelas redes sociais da Heineken.